Considerada a artista plástica mais importante do cenário brasileiro contemporâneo, Adriana Varejão inaugurou imperdível mostra, “Histórias às Margens”, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, até 16 de dezembro.

Com curadoria de Adriano Pedrosa, a exposição reúne 42 trabalhos realizados ao longo dos 20 anos de carreira da artista. Adriana se consagrou e conquistou admiradores no mundo da arte com as suas inspirações barrocas e chinesas, sempre com um fundo de questionamento, num trabalho forte e impactante.

Em suas obras, nota-se um exagero, característico do Barroco, fonte de inspiração declarada de Varejão, especialmente com elementos da cidade mineira de Ouro Preto, sempre usados de forma forte, num questionamento do uso dos escravos para construir obras tão belas, como anjos. A China também é presente de forma constante em seu trabalho, depois de dez anos de convívio com o tai chi shuan em sua vida.

Os craquelados e as cerâmicas orientais marcam um dos seus principais trabalhos, Celacanto Provoca Maremoto, que pode ser visto no seu pavilhão no Centro Cultural de Inhotim, em Minas Gerais.

 

Adriana Varejão MAM post 1

 

No MAM-SP, além de peças importantes, como Milagre dos Peixes, criado em 1991, Adriana apresentará criações exclusivas, como a tela inspirada em um dos pontos turísticos mais importantes do Rio de Janeiro, a Baía de Guanabara, pintada com motivos chineses, dando continuidade à sua série Terra Incógnita.

Também estão expostos quadros tridimensionais em cores vibrantes, que fazem parte do trabalho da renomada artista, que tem obras espalhadas nos museus mais conceituados do mundo todo, como Tate Modern, em Londres, e Guggenheim, em Nova York.

 

varejão 2

 

A azulejaria, traço marcante de sua carreira, merece atenção especial, tanto na série em que os azulejos são recortados e por dentro o espectador pode ver as entranhas da obra, como nas imagens que ela usa para decorar os de estilo português. Pernas, cabeças e outros surgem no lugar das belas figuras usadas no decorativismo que a inspirou. Fique de olho para não perder nenhum detalhe.

Quem tiver com viagem marcada ou morar em São Paulo, anote na agenda, a mostra é imperdível! E ainda por cima fica dentro do Ibirapuera, ao lado da Bienal, que o Território falou aqui.

Tags

Facebook
Publicidade
Instagram
Pinterest
Sporty
Twitter
Combina com