
Sustentabilidade e Transparência
VISÃO DE SUSTENTABILIDADE ANIMALE
Plataforma:
A partir da fusão do Grupo SOMA com Arezzo&Co em agosto de 2024, formou-se Azzas 2154, maior plataforma de marcas da América Latina da qual Animale faz parte.
Azzas 2154 entende que assumir um lugar de protagonismo na moda também é assumir compromissos com a sociedade, o planeta e as pessoas. É inspirar um futuro mais justo, mais ético e mais sustentável. É gerar impacto positivo fazendo uma moda responsável de verdade.
- NA ANIMALE, ESTILO E RESPONSABILIDADE CAMINHAM JUNTOS:
Acreditamos que nosso papel como marca vai além de criar peças — envolve transformar, influenciar e agir com consciência. Por isso, temos o compromisso constante de ampliar nosso impacto positivo e fortalecer nossa atuação em pilares ambientais, sociais e de governança (ESG).
Incorporar práticas mais sustentáveis à moda é um movimento que exige responsabilidade com o presente e visão de futuro. Comunicar moda é também comunicar valores, inspirando escolhas mais conscientes.
A pauta é urgente. Acreditamos que a qualidade de vida e o acesso a recursos naturais pelas próximas gerações dependem das decisões que tomamos hoje.
Com esse olhar, seguimos incorporando princípios ESG em diferentes frentes da Animale, adotando as melhores práticas do mercado e construindo, todos os dias, ações mais responsáveis. Essa é uma das prioridades da marca.
Acreditamos na força da nossa voz para dar visibilidade a causas relevantes e necessárias — sempre alinhadas ao nosso propósito e à essência que nos move.
Conheça abaixo as nossas ações da agenda ESG:
1 . Moda Mais limpa e responsável
Objetivo: Nosso objetivo é desenvolver produtos com foco em circularidade, priorizando alternativas de menor impacto ambiental, promovendo processos mais ecoeficientes e avançando na descarbonização das operações e da cadeia de valor.
Compromisso Públicos Azzas 2154
2030 | 2035 | 2040 | 2050 |
- 100% do couro rastreado em todos os produtos até as fazendas de cria - Atingir o uso de 100% de energia renovável em todas as unidades próprias - Reduzir em 45% o consumo de água nos processos produtivos - Reduzir 42% das emissões de escopos 1 e 2* | - Logística reversa em 100% das lojas | - 100% do algodão rastreado - Engajar a cadeia de fornecedores para adotar metas alinhadas à ciência* | - Ser NET ZERO – reduzir 90% das emissões de escopos 1, 2 e 3* |
*Metas SBTi poderão sofrer alteração após consulta ao órgão e a necessidade de uma nova submissão de meta institucional consolidada.
MUDANÇAS CLIMÁTICAS
- NOSSO COMPROMISSO COM O CLIMA:
Na Animale, assumimos metas de longo prazo alinhadas à ciência para reduzir nosso impacto climático e avançar rumo a uma operação mais consciente e de baixo carbono
- METAS CLIMÁTICAS:
- Reduzir em 90% as emissões de GEE (escopos 1, 2 e 3) até 2050.
- Engajar 100% da cadeia de fornecedores com metas baseadas na ciência até 2040.
- Inventário e Compensação de Emissões
Desde 2021, realizamos nosso inventário anual de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e compensamos 100% das emissões com investimentos em projetos de energia renovável.
EMISSÕES DE GEE (GASES DE EFEITO ESTUFA)
Desde 2021, realizamos nosso inventário de gases de efeito estufa (GEE) e compensamos todas as emissões através do investimento em projetos de geração de energia renovável.
Ano | Emissões (tCO₂e) | Investimento (R$) |
2020 | 6.302 | 107.136 |
2021 | 8.594 | 146.099 |
2022 | 11.397 | 220.112 |
2023 | 4.360 | 95.920 |
2024 | 4.287 | 127.908 |
INICIATIVAS PARA A DESCARBONIZAÇÃO
ENERGIA RENOVÁVEL EM TODA OPERAÇÃO
Desde 2022, a Animale, junto ao Grupo SOMA e, mais recentemente, ao Grupo AZZAS 2154, iniciou um movimento de transição energética, migrando gradualmente do Sistema Interligado Nacional (SIN) para o uso exclusivo de fontes renováveis, como a solar.
Nosso objetivo é garantir que a energia usada nas operações da marca venha de fontes limpas, promovendo a redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e contribuindo com a mitigação das mudanças climáticas.
lém disso, seguimos promovendo eficiência energética em todas as unidades com a substituição de lâmpadas comuns por modelos LED desde 2020. Hoje, novos projetos e manutenções já adotam essa solução como padrão.
- NÚMEROS QUE REFORÇAM O COMPROMISSO
Em julho de 2022, inauguramos nossa primeira loja 100% abastecida com energia solar, em Minas Gerais.
Em 2024, 179 lojas próprias e 3 sedes do Grupo SOMA passaram a operar com energia de fonte renovável.
Também adquirimos certificados I-REC, que atestam o uso de energia limpa em nossas operações.
Essas estratégias garantem que todas nossas unidades (lojas, sedes e centro de distribuição) operem hoje com energia renovável.
A gestão energética passou a ser uma pauta prioritária. Monitoramos mensalmente os indicadores de consumo e reforçamos a migração para o mercado livre de energia — medida que reduz nosso impacto ambiental ao evitar o uso de combustíveis fósseis e emissões associadas à geração convencional.
Essas estratégias garantem que todas nossas unidades (lojas, sedes e centro de distribuição) operem hoje com energia renovável.
A questão energética passou a ser uma pauta prioritária. Monitoramos mensalmente os indicadores de consumo e reforçamos a migração para o mercado livre de energia — medida que reduz nosso impacto ambiental ao evitar o uso de combustíveis fósseis e emissões associadas à geração convencional.
COMPRA DE MATÉRIAS-PRIMAS CERTIFICADAS
Além da transição energética para fontes mais renováveis, a Animale adota a compra de matérias-primas certificadas também como estratégia para descarbonização, diminuindo reduções principalmente no escopo 3. Só em 2022, a marca investiu R$ 2.336.629,96 na compra de viscose certificada da Lenzing Ecovero, que emite até 50% menos de CO2 comparado a matéria-prima convencional, segundo o Higg Materials Sustainability Index e, por isso a priorização na substituição.
GESTÃO DE RESÍDUOS
COMPENSAÇÃO DE EMBALAGENS
Desde 2018, a Animale compensa ambientalmente 100% de suas embalagens colocadas no mercado. Em 2024, foram compensadas 151 de toneladas de papelão, papel e plásticos das embalagens das lojas próprias e ecommerce.
CIRCULARIDADE
ANIMALE VINTAGE:
Moda Circular e Consumo Consciente
Na Animale, qualidade e durabilidade são pilares de criação. Movidos pela vontade de incentivar o consumo consciente e prolongar o ciclo de vida das nossas roupas, criamos o Animale Vintage.
Lançado em 2017, o projeto convida nossas clientes a devolverem peças usadas — de qualquer marca — em nossas lojas. As roupas recebidas são destinadas à revenda ou doação, com toda a renda revertida para projetos de impacto social.
Na primeira edição, arrecadamos 40 mil peças. Desse total, 5.100 foram doadas a instituições sociais, como o Instituto da Criança.
Desde 2021, o Animale Vintage se tornou uma ação anual. Em sua edição mais recente (2024), arrecadamos 146.400 peças.
- 6.410 foram revendidas, gerando R$160.000, valor, 100% destinado ao Instituto Donas de Si, parceiro do projeto pelo terceiro ano consecutivo.
- As demais peças foram doadas para nove iniciativas sociais, ampliando o alcance do projeto.
Mais do que uma campanha, o Animale Vintage é um compromisso contínuo com uma moda mais consciente, que transforma roupas em impacto positivo.
Junto com o Instituto Donas de Si, também realizamos mais uma edição do Lab de Moda, que capacita 40 mulheres do Morro dos Prazeres, no Rio de Janeiro, com foco em costura criativa. O time de alta liderança da Animale participou ativamente com aulas sobre processo criativo, gestão de acervo, modelagem, desenvolvimento de produto e construção de marca. Uma troca que une conhecimento, inspiração e novas possibilidades.
Saiba mais sobre o projeto através do link abaixo:
ANIMALE VINTAGE | A moda como agente de mudança no mundo
MATÉRIAS-PRIMAS MAIS RESPONSÁVEIS
Ainda em linha com escolhas ambientalmente mais responsáveis, em 2021, 79% do algodão comprado pela Animale era certificado, com selo ABR (Algodão Brasileiro Responsável) . Em relação à compra da viscose, 69% eram certificadas com o selo FSC (Forest Stewardship Council).
Com o objetivo da marca em ampliar a participação de matérias-primas mais responsáveis em suas coleções, em 2022 a Animale manteve suas escolhas por matérias-primas mais sustentáveis e de menor impacto! Utilizamos 73% do algodão com certificação ABR na Animale e 92% na Animale Jeans. E a Viscose com certificação FSC , utilizamos 86% na Animale e 28% na Animale Jeans.
Ainda em 2022, a Animale lançou, pela primeira vez, uma coleção com processo de curtimento livre de cromo e outros metais pesados, totalizando mais de 270 peças. Isso significa que os taninos vegetais propõem originalidade e tingimento único, então, cada peça é exclusiva e, para que sua performance seja mantida, nossa dica é não expor à umidade, afinal, uma peça rara pede cuidado redobrado. As formulações químicas testadas em laboratórios comprovam a preservação da saúde laboral de todos envolvidos na cadeia de beneficiamento do material e a sua produção gera resíduos que não contaminam o solo e ainda servem como adubo verde.
REAPROVEITAMENTO DE MATÉRIA-PRIMA
GOLD TO GO - ANIMALE ORO
Desde 2020, a Animale ORO promove o projeto Gold to Go, uma iniciativa que reforça o valor das joias como memória, permanência e matéria viva.
A ação convida clientes a levarem peças que não usam mais para lojas selecionadas, onde são avaliadas e revertidas em crédito para novas aquisições.
Mais do que troca, o projeto ressignifica: as joias recebidas (de Animale ORO ou de outras marcas) são inseridas novamente na cadeia produtiva, remodeladas e transformadas em matéria-prima para novas criações — reforçando o compromisso com a circularidade e o aproveitamento de recursos valiosos.
- A cada edição, ampliamos o impacto:
• 2020 – arrecadação de R$1.075.519,00 em ouro
• 2021 – arrecadação de R$1.577.316,13 em ouro
• 2022 – cerca de 4 kg de matéria-prima, equivalente a R$1.147.000,00
Atualmente, a iniciativa acontece de forma permanente na cidade do Rio de Janeiro, onde está localizada a fábrica da Animale ORO.
CONSERTO DE ROUPAS EM LOJA
A durabilidade dos produtos é uma característica central da Animale. Por isso, oferecemos gratuitamente o serviço de conserto para peças de novas coleções, visando prolongar a vida útil das suas roupas e reforçando nosso compromisso com a moda responsável.
- Lojas participantes:
São Paulo
- Moema / Gaivota
- Oscar Freire
- JK Iguatemi
- Iguatemi SP
Rio de Janeiro
- Plaza
- Icaraí 01
- Icaraí 02
2. Moda mais Justa e Bela
Objetivo: Impulsionar diversidade, equidade e inclusão, reforçando os direitos humanos na cadeia de valor e ampliando nosso impacto social nas comunidades
Compromissos Públicos do Grupo Azzas 2154,
50% de mulheres em alta liderança**
30% pessoas autodeclaradas pretas e pardas nas posições de liderança
** A partir de Diretoria
Na marca:
Em linha com os compromissos de Azzas2154, a Animale assume os seguintes compromissos:
DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO
MOVIMENTO ELAS LIDERAM (PACTO GLOBAL DA ONU)
COMPROMISSO COM A LIDERANÇA FEMININA
Em 2022, a Animale se tornou a única marca de moda embaixadora do Movimento Elas Lideram, iniciativa do Pacto Global da ONU que estabelece metas para a ocupação de mulheres em cargos de liderança: 30% até 2025 e 50% até 2030.
Na Animale, essa realidade já é visível: o Censo Étnico-Racial do Grupo SOMA, realizado em 2024, apontou que 79% dos cargos de liderança e 50% dos cargos de alta liderança são ocupados por mulheres.
Nosso compromisso é seguir fortalecendo esse espaço, desenvolvendo e preparando nossas colaboradoras para serem as líderes e sucessoras desses postos, garantindo que mulheres continuem liderando e inspirando nossa marca.
PACTO DE PROMOÇÃO DA EQUIDADE RACIAL
- COMPROMISSO COM A EQUIDADE RACIAL
Em 2022, a Animale tornou-se a única marca de moda signatária do Pacto de Promoção da Equidade Racial, unindo empresas, movimentos sociais e sociedade civil para reduzir desigualdades sociais e raciais no Brasil, com base no protocolo ESG.
O Pacto propõe o IEER (Índice ESG de Equidade Racial), que avalia o equilíbrio racial nas empresas, utilizando dados do IBGE, RAIS, PEA e do nosso Censo Étnico-Racial.
Em sintonia com o Movimento Elas Lideram, a Animale assumiu o compromisso voluntário de alcançar 25% de mulheres negras em cargos de liderança até 2030.
- COMPROMISSO ÉTNICO-RACIAL
Na Animale, entendemos que nossa força como marca feminina pode impulsionar transformações sociais para um mundo mais justo, seguro e igualitário.
Reconhecemos o contexto histórico e social desigual do Brasil, o que reforça nossa responsabilidade de ter profissionais pretos e pardos em posições estratégicas. A diversidade é um valor inegociável para nós, e por isso firmamos um compromisso real com a equidade racial.
Queremos usar a moda como ferramenta de transformação, colocando as mulheres no centro da nossa estratégia ESG, incentivando-as a serem vozes ativas e potentes.
Para ir além, formalizamos o nosso “Compromisso Étnico-Racial”, que reúne ações afirmativas para combater o racismo em todas as suas formas, reafirmando nossa responsabilidade como marca para o mundo.
- GRUPO DE TRABALHO COMERCIAL PARA A AGENDA ÉTNICO-RACIAL
Na Animale, entendemos que o diálogo constante sobre questões étnico-raciais é fundamental para a conscientização e mudança.
Nossa equipe comercial, que está na linha de frente com a sociedade, é peça-chave para essa pauta. Por isso, em 2022, criamos o Grupo de Trabalho Comercial para a Agenda Étnico-Racial, com o apoio da diretoria comercial.
Composto por colaboradores diversos, de diferentes cargos e regiões, o grupo promove a escuta ativa e traz reflexões sobre racismo estrutural e vieses inconscientes no cotidiano das lojas.
Com foco propositivo, esses colaboradores atuam como agentes multiplicadores, cocriando estratégias e práticas antirracistas para serem aplicadas nas lojas.
Dessas contribuições nasceu o programa “Afrobetização”, um espaço de letramento essencial para avançarmos na maturidade dessa pauta e construir protocolos de combate ao racismo em todos os nossos ambientes.
- PROGRAMA AFROBETIZAR
Com o conceito de “Afrobetizar”, nosso programa de letramento promove a educação contínua sobre a pauta étnico-racial, fundamental para o combate ao racismo estrutural.
Iniciado em 2022 e estendido em 2023, o programa foi construído de forma colaborativa com diferentes stakeholders internos da marca, resultando em um conteúdo que aborda desde aspectos introdutórios até análises aprofundadas da história social do Brasil, destacando a presença constante do passado na nossa realidade atual.
- COMBATE AO RACISMO EM LOJA — NOSSO PROTOCOLO E POLÍTICAS
Com base em construção coletiva e nos nossos normativos internos — Políticas de Diversidade, Equidade e Inclusão, Sustentabilidade e Código de Ética —, que reforçam o respeito à diversidade, estabelecemos um protocolo para situações de racismo em lojas e ambientes corporativos.
Nas lojas, ficou pactuado que, em casos de atitudes racistas por parte de clientes contra colaboradores, o atendimento será imediatamente encerrado, comunicando que tais práticas não são toleradas na Animale, e será oferecido acolhimento à vítima, com possibilidade de denúncia formal.
Se a discriminação partir de colaboradores, seja contra clientes ou entre a equipe, serão aplicadas medidas conforme nosso Código de Conduta e políticas antidiscriminatórias, além do devido acolhimento.
A Animale reafirma seu compromisso com a equidade de gênero e racial, atuando publicamente contra o racismo em todas as suas formas, investindo na educação contínua de colaboradores, implementando ações afirmativas e utilizando sua força como marca para engajar a sociedade nessa causa.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
ENFRENTAMENTO DAS ENCHENTES NO RS
O Azzas 2154 mobilizou suas marcas e parceiros para apoiar comunidades afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, combinando ações emergenciais e iniciativas de longo prazo. Frente ao desastre climático, nossa prioridade inicial foi garantir a segurança e o bem-estar das pessoas colaboradoras. Em maio de 2024, Alexandre Birman apresentou nos EUA o Movimento Próximos Passos RS, arrecadando mais de R$ 6,4 milhões para reconstrução de lares em cidades-chave do setor calçadista. A iniciativa reuniu empresas do setor e associações como Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) e CICB (Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil). Além disso, a Companhia doou mais de 26 mil itens essenciais, flexibilizou prazos para franqueados e multimarcas, e prestou auxílio financeiro a pessoas colaboradoras impactadas. Por meio de doações e campanhas, as empresas do grupo protagonizaram diversas iniciativas solidárias em apoio ao Rio Grande do Sul. Um exemplo foi a collab "Jogando Junto", da Reserva com os clubes de futebol Grêmio e Internacional, que destinou o lucro das vendas para a reconstrução pós-enchentes. O Grupo SOMA doou 2 toneladas de itens (entre alimentos, água e produtos de higiene) e 27 mil itens de vestuário, revertidos ao movimento Próximos Passos.
Para os nossos fornecedores afetados, doamos cestas básicas, cobertores e água, além de garantir os pagamentos à vista dos pedidos vigentes.
PARCERIAS QUE GERAM IMPACTO SOCIAL
Ao longo dos últimos anos, nos unimos a diferentes ONGs e Institutos, co-criando e investindo em projetos para reforçar nosso pilar de responsabilidade socioambiental. As parcerias são de extrema importância para nós e geram impactos sociais positivos. Conheça abaixo alguns projetos:
- 2023/2024
- INSTITUTO BACCARELLI
São Paulo, Brasil
Fundado em 1996 pelo maestro Silvio Baccarelli, o Instituto Baccarelli utiliza a educação musical como ferramenta de transformação social. Localizado em Heliópolis, atende anualmente cerca de 1.600 alunos em situação de vulnerabilidade, oferecendo aulas de música, dança e apoio social. É responsável pela Orquestra Sinfônica Heliópolis, a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela. institutobaccarelli.org.br
- INSTITUTO ASCENDENDO MENTES
Porto Alegre, Brasil
O Instituto Ascendendo Mentes é uma organização sem fins lucrativos que atua com jovens em situação de vulnerabilidade social em Porto Alegre. Focado no desenvolvimento emocional e profissional, oferece cursos técnicos, atividades culturais e apoio psicossocial, visando preparar os jovens para o mercado de trabalho e promover uma vida plena e sustentável. ascendendomentes.org.br
- FREE FREE STUDIO
Brasil
O Free Free Studio é um espaço colaborativo que oferece cursos e workshops gratuitos em áreas como design, tecnologia e empreendedorismo. Seu objetivo é democratizar o acesso ao conhecimento e apoiar o desenvolvimento profissional de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade.
- INSTITUTO DONA DE SI
Rio de Janeiro, Brasil
Empodera mulheres em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo seu protagonismo e incentivando o empreendedorismo feminino para transformar realidades.
- INSTITUTO GERANDO FALCÕES
Brasil
Atua no desenvolvimento socioeconômico de territórios vulneráveis, capacitando líderes comunitários e promovendo educação, cidadania e inovação social nas favelas brasileiras.
- 2022
- INSTITUTO DONA DE SI:
Empoderamento feminino para mulheres em vulnerabilidade social. O instituto impulsiona talentos femininos, com foco em microempreendedoras, incentivando-as a se reconhecerem como protagonistas de suas próprias trajetórias.
- INSTITUTO GERANDO FALCÕES:
Desenvolvimento socioeconômico de territórios vulneráveis. Atua para acelerar o impacto de líderes das favelas com iniciativas transformadoras de longo prazo, oferecendo educação, desenvolvimento econômico e cidadania.
- MULHERES DO SUL GLOBAL:
Empoderamento econômico de mulheres vulneráveis e refugiadas. Oferece um espaço seguro de aprendizagem, com atividades que consideram saúde mental e vulnerabilidades sociais, incluindo assistência social e oficinas de empreendedorismo.
- AMIGOS DO BEM:
Transformação social no sertão nordestino com projetos de educação, trabalho, moradia, saúde e acesso à água. Reconhecido como um dos maiores projetos sociais do país, promove um modelo sustentável de desenvolvimento.
- FUNDAÇÃO ANGÉLICA CARON:
Mitigação dos efeitos da pobreza, garantindo direitos de cidadania e autonomia para seu público.
- LAR SÍRIO:
Promoção da cidadania e combate às desigualdades, com assistência a crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade social, garantindo atendimento universal e equitativo.
- EXÉRCITO DA SALVAÇÃO:
Atuação em projetos para crianças em risco, educação, capacitação profissional e mais. Indicado diversas vezes ao Prêmio Nobel da Paz, atua em 131 países.
- 2021
- OFICINA MUDA:
Economia circular na moda por meio do upcycling, dando nova vida a tecidos e peças descartadas. Já ressignificou mais de 331 mil peças, reaproveitou 12,6 toneladas de tecido e beneficiou 51 grupos de artesãs e costureiras.
- INSTITUTO BEM DO ESTAR:
Focado na saúde mental de mulheres, o instituto promove o acolhimento e incentiva mudanças de comportamento para a prevenção de doenças psicológicas. A iniciativa reforça a importância do cuidado mental, especialmente diante dos desafios do contexto pandêmico, buscando uma sociedade mais consciente e saudável.
- MÁSCARA PARA TODOS:
Iniciativa apoiada pela Animale para redução das desigualdades em saúde e bem-estar. Produzimos milhares de EPIs a partir de sobras de tecido, que foram doados a comunidades do Rio de Janeiro e São Paulo, em parceria com o Projeto Transformar e a ONG Foco Conecta, que promove inclusão social por meio de negócios sustentáveis.
- 2020
- MOVIMENTO UNIÃO RIO:
Durante o lançamento da coleção de verão 2020, “Rio de Janeiro”, que celebra nossas raízes e a cidade que inspira nossa história, destinamos 10% do lucro das vendas online entre 28 e 31 de agosto para o Movimento União Rio. Essa iniciativa voluntária surgiu no início da pandemia para apoiar a saúde pública e comunidades vulneráveis da cidade. Com cerca de R$70 milhões arrecadados, o movimento ajudou milhares de famílias em hospitais, periferias e comunidades cariocas.
- 2018
APOLÔNIAS DO BEM:
A Animale apoiou a ONG Apolônias do Bem no combate à violência doméstica. Por meio da venda de camisetas, foi arrecadado um total de R$370.000,00, valor totalmente revertido ao Instituto. A instituição oferece tratamento odontológico gratuito a mulheres vítimas de agressões que afetaram sua saúde bucal.
- 2015
INSTITUTO DA CRIANÇA:
O Instituto da Criança conecta empresas, pessoas e projetos sociais para inspirar solidariedade e transformar vidas. Em 2015, a Animale lançou uma pulseira especial, em que parte do lucro revertido ao Instituto chegou a R$110.000,00, contribuindo para seus projetos gerais. Além disso, a Animale é patrocinadora administrativa “Ouro” do Instituto, realizando doações anuais para custear despesas fixas e colaboradores.
3.Moda mais Ética e Transparente
Objetivo: Ser referência em práticas e cultura ESG, assegurando comunicação transparente e gestão integrada da sustentabilidade.
A Azzas 2154 e todas as marcas que compõem o grupo são certificadas como B Corp, possuem o Selo Ouro no GHG Protocol e são signatárias do Pacto Global.
Somos uma empresa listada no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e no Índice Carbono Eficiente (ICO2) da B3.
Ética e transparência são prioridades em nossas operações. Para garantir boas práticas em todas as nossas atividades, seguimos rigorosamente as políticas institucionais, como o Código de Conduta, a Política de Sustentabilidade e a Política de Diversidade, Equidade e Inclusão. Esses e outros documentos estão disponíveis publicamente no site do Grupo Azzas 2154, ao qual a Animale pertence.
Esses documentos visam assegurar transparência, integrar os padrões institucionais, orientar os indicadores-chave de cada área estratégica e fortalecer nossa jornada rumo a uma moda mais limpa, justa, ética e bela. Nossas políticas e procedimentos estabelecem diretrizes claras, ao mesmo tempo, em que respeitam a autonomia e criatividade de cada colaborador.
CADEIA DE FORNECEDORES
Na Animale, reconhecemos nossos fornecedores como parceiros essenciais para a sustentabilidade dos negócios. Trabalhamos com aqueles que compartilham nosso compromisso com os direitos humanos, a preservação ambiental, além de oferecer qualidade e preços competitivos.
Nossas práticas de compras seguem rigorosos procedimentos de Compliance e Sourcing, sempre orientadas pelas necessidades do cliente.
Clique aqui para saber mais sobre a nossa cadeia de fornecimento:
https://www.animale.com.br/fornecedores
4. INFORMAÇÕES DE CONTATO
SUSTENTABILIDADE GRUPO SOMA: sustentabilidade@somagrupo.com.br
SUSTENTABILIDADE AZZAS 2154: sustentabilidade@azzas2154.com.br
SUSTENTABILIDADE GRUPO SOMA | OPERAÇÕES GRUPO SOMA:
Sustentabilidade - Azzas 2154 RI
DOCUMENTOS DE SUSTENTABILIDADE:
Documentos de Sustentabilidade - Azzas 2154 RI
Relatórios Anuais:
https://www.somagrupo.com.br/investidores/relatorios-anuais/
DOAÇÕES DE TECIDOS
Uma das iniciativas adotadas pela Animale para contribuir com o compromisso de nos tornarmos Aterro Zero, é a doação de tecidos gerados a partir da pré-produção, para organizações não-governamentais. Através dessa prática, fomentamos a circularidade fora da nossa cadeia de produção, prolongamos a vida útil dos resíduos têxteis, e geramos impactos socioambientais positivos.
Nesse sentido, a Animale foi a marca do Grupo Soma que mais doou no ano de 2021. A destinação responsável de mais de 20 toneladas de tecidos (rolos, aparas, sobras, fios, etc.), além de aviamentos, beneficiou cinco diferentes organizações não-governamentais ao longo do referido ano: Casa Reviver, Mulheres do Sul Global, Pipa Social, Oficina Muda e Banco de Tecidos.
Em 2022 a Animale se manteve como uma das principais marcas do Grupo SOMA a doar! Com o aprimoramento nos processos de gestão de resíduos, no total foram destinadas 5,8 toneladas de tecidos para as ONGs Angel Artes, Banco de Tecidos, Lacatrina, Mulheres Independentes do Morro da Providência, Projeto Casa Reviver, Sankofa e Rede Asta.
Iniciativas permanentes e também pontuais se tornam parte fundamental da nossa estrutura de responsabilidade socioambiental, bem como do nosso calendário de coleções, e envolvem parceiros que passam a estar ao nosso lado nestas empreitadas contínuas da agenda de sustentabilidade.
Importante destacar que a marca não possui nenhum percentual, tonelada ou volume de destruição, ou incineração de peças, resíduos e sobras têxteis nos processos de pré e pós-produção.
ANIMALE JEANS
A Animale Jeans nasceu com o propósito de contribuir para uma moda cada vez mais sustentável. Desde o início, desenvolve coleções de cápsula com foco em produtos de menor impacto ambiental, incluindo o compromisso de reduzir nossa pegada hídrica. Em 2020, por exemplo, economizamos 99% de água no processo de lavagem, além de incorporar tecidos com fibras recicladas em nossas peças.
Já realizamos coleções de cápsula de jeans 100% circulares e sem lavagem, produzidas integralmente a partir de sobras dos cortes dos nossos próprios tecidos.
Em junho de 2021, mostramos que o reaproveitamento têxtil pode gerar coleções com impacto positivo real. Em 2022, uma coleção artesanal exclusiva foi criada em parceria com o Ateliê Papos e Panos (@papos_panos), liderado por Lizete e sua filha.
Utilizando a técnica de patchwork, o ateliê transforma retalhos e peças inutilizadas em criações únicas e numeradas, valorizando o artesanal e a sustentabilidade.
Nessa collab especial, 785 peças antigas — entre calças, saias, bermudas e jaquetas — foram transformadas em 7.040 pedaços de tecido, que resultaram em 988 blocos e, finalmente, 40 colchas de patchwork. A coleção limitada, marcada por degradês de cor, originou 180 peças únicas, com 69 vendidas para atacado e 111 distribuídas nas lojas físicas e e-commerce da Animale Jeans.
Foto: Modelo final da jaqueta que compõe a cápsula de patchwork, batizada como “Novo Vintage”.
Foto: Lizete Horn, artesã do Ateliê Papos e Panos durante o processo de construção das colchas de Patchwork.
- SUSTENTABILIDADE NA ANIMALE JEANS EM 2022
Em 2022, a Animale Jeans avançou em diversas práticas sustentáveis, reforçando seu compromisso com o meio ambiente:
• 80% da coleção nacional de tecidos planos foi produzida com viscose proveniente de manejo sustentável, certificada pelo FSC, organização que promove a gestão florestal responsável globalmente.
• Para a coleção de inverno, apostamos em tricôs que combinam fios de poliéster reciclado, cânhamo e seacell (extraído de algas marrons). Essas fibras à base de celulose são 100% biodegradáveis e compostáveis, e resultaram em 600 peças com essa composição inovadora.
• Lançamos uma coleção-cápsula em parceria com a tecelagem Vicunha, utilizando cânhamo — matéria-prima com atributos regenerativos para solo e ar. No mix de mais de 500 produtos lançados, a composição incluiu 60% algodão, fibra natural com alta biodegradabilidade. Lenços feitos com essa matéria-prima foram distribuídos como brindes no Soma Fashion Tour.
• Produtos projetados para um ciclo fechado ou reciclabilidade representaram 0,09% do total produzido, reforçando nosso compromisso com a economia circular.
• O uso de matérias-primas renováveis somou quase 33 toneladas, correspondendo a 97% do total adquirido pela marca.