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    Sustentabilidade e Transparência

    1. Visão de Sustentabilidade Animale

    Na Animale, acreditamos que nosso papel como marca de moda vai muito além da produção de peças de vestuário e acessórios. Por isso, hoje, mais do que nunca, temos o compromisso de desenvolver projetos e ações que têm como objetivo aumentar nosso impacto positivo e ampliar a nossa participação na sociedade.

    Entendemos que incorporar práticas mais sustentáveis na indústria da moda é se responsabilizar e procurar soluções alinhadas com as necessidades do planeta e das pessoas. Queremos mostrar como comunicar moda tem o poder de desencadear comportamentos cada vez mais conscientes na nossa sociedade. O tema é urgente e inadiável e nós acreditamos que o futuro depende de nossas ações e compromissos com o presente.

    Com essa certeza, ao longo dos últimos tempos, viemos implementando e incorporando esse conceito em diversos âmbitos de nossa empresa a fim de torná-la mais sustentável. Seguimos todos os dias planejando e construindo novas ações com esse mesmo objetivo, que é hoje uma das principais pautas em nossa organização.

    Acreditamos que devemos explorar nossa capacidade e poder de influência para gerar impactos positivos em relação às causas que merecem atenção, sempre conectadas com a nossaessência e propósito de marca.

    Conheça abaixo todas as nossas atuais ações.

    2. Responsabilidade socioambiental

    • Apolônias do Bem - 2018 - Causa: combate à violência doméstica de mulheres

    A Animale se uniu à ONG Apolônias do Bem para venda de camisetas com renda 100% revertida para o enfrentamento à violência doméstica. O projeto ofereceu tratamento odontológico integral e gratuito a mulheres que vivenciam situações que afetam as suas dentições.

    • Mulheres do Sul Global - 2019 - Causa: suporte a mulheres – indústria têxtil

    Realizamos a campanha ANIMALE VINTAGE, que arrecadou milhares de peças de roupas, vendidas em bazares beneficentes em algumas de nossas lojas espalhadas pelo Brasil. O lucro arrecadado neste dia foi revertido para a ONG Mulheres do Sul Global, que tem como missão capacitar mulheres costureiras inseridas em contextos de refúgio e vulnerabilidade social.

    • Movimento União Rio - 2020 - Causa: ajuda à cidade do Rio de Janeiro, gestão da Covid-19

    A coleção de verão 2020 da Animale, que recebeu o nome de RIO DE JANEIRO, nasceu da vontade de resgatar nossas raízes e foi uma grande homenagem ao lugar onde construímos a nossa história. A partir desse objetivo, também nasceu o desejo de retribuir o nosso amor pela cidade. Assim, entre os dias 28/08/2020 e 31/08/2020, durante os primeiros dias deste lançamento, decidimos destinar 10% do lucro de toda a nossa venda online para o União Rio. O movimento voluntário da sociedade civil carioca surgiu em março de 2020, início da pandemia da Covid-19, com a missão de ajudar o Rio de Janeiro, a fim de preservar vidas, compreendendo as demandas na área da saúde pública e de apoio às comunidades vulneráveis. Esta foi a nossa contribuição para o movimento que chegou a arrecadar em torno de R$70 milhões para atender milhares de famílias cariocas em situação de necessidade nos hospitais, periferias e algumas comunidades.

    • Máscara Para Todos - 2020 - Causa: redução das Desigualdades; Saúde e bem-estar

    Em virtude da pandemia da Covid-19, no início do ano de 2020, a Animale se uniu à campanha ‘Máscara para Todos’, produzindo milhares de máscaras a partir de sobras de tecidos que foram doadas para algumas comunidades do Rio de Janeiro e São Paulo, através do “Projeto Transformar” e da ONG “Foco Conecta”.

    • Instituto Bem do Estar - 2021 - Causa: promoção do tema da saúde mental, com foco em mulheres

    Para a Animale, potência, expressão e autenticidade têm a ver com a capacidade de nos conectarmos com a nossa coragem e vulnerabilidade. Inspirados pelo tema “Consciência” da coleção de inverno 2021, Viajantes do Futuro, nos unimos ao Instituto Bem do Estar, que tem como propósito acolher as pessoas, principalmente as mulheres, a mudarem o seu próprio comportamento em relação à saúde da mente, contribuindo para a prevenção de doenças psicológicas e para uma sociedade mais consciente e saudável, entendendo que o contexto pandêmico é desafiador em vários sentidos e as pessoas devem ser cuidadas.

    3. Parcerias contínuas

    • Ampara Animale

    Há mais de 80 anos, as estampas inspiradas nos animais são usadas na indústria da moda. Sempre presentes em nossas coleções como parte do DNA Animale, acreditamos que podemos e devemos fazer a nossa parte a partir de diferentes ações que visam sempre colocar a preservação da biodiversidade nos centros de debate.

    Pensando nisso, em 2019, nos unimos à Ampara Animal, uma entidade (OSCIP), fundada em 2010 por Juliana Camargo e Marcele Becker, unidas pelo amor e respeito aos animais. As lideranças femininas potentes somadas à causa deste projeto não poderiam fazer mais sentido para a nossa marca.

    Nosso primeiro projeto conjunto aconteceu nesse mesmo ano, quando aderimos à “Life Print”, primeira estampa animal certificada do mundo, que nasceu com o intuito de preservar a onça pintada, espécie fundamental da fauna brasileira - hoje em extinção - e, por isso, é protegida pela instituição. Revertemos parte das vendas de uma coleção cápsula com peças animal print best-seller para preservar esta espécie no planeta.

    Em 2020, renovamos essa parceria com um novo animal print da coleção de verão Rio de Janeiro, que celebrava e homenageava, dentre outros temas, a fauna e flora da cidade. Parte das vendas novamente foi destinada à proteção direta do animal.

    Nesse mesmo ano, nos mobilizamos para outra doação, desta vez a fim de ajudar a Ampara com o seu trabalho no Pantanal, um dos principais biomas brasileiros que enfrentou graves queimadas que afetaram diretamente sua fauna e flora durante alguns meses. Durante os primeiros dias de um dos lançamentos da mesma coleção Rio de Janeiro, destinamos 10% do lucro das vendas para esta ação.

    Em 2021, em homenagem aos 30 anos da Animale, surge a coleção Memórias, com novos animal prints de onças do Brasil que celebram mais uma vez essa parceria tão especial e conectada aos nossos valores.

  • Entenda mais aqui: Ampara – Animale
  • 4. Moda de Menor Impacto

    A autenticidade da Animale é reconhecida e consolidada no Brasil por uma história que se aproxima dos trinta anos de construção. Nosso objetivo é expandir a nossa presença e fazer com que ela se torne cada vez mais positiva para as pessoas e para o planeta.

    Nosso planejamento estratégico tinha como objetivo crescer o número de peças produzidas a cada ano. Em 2018, foram produzidas 1.179.494, e no ano seguinte houve um aumento de 10,32% nesse quantitativo. Em 2020, frente ao cenário atípico da pandemia da Covid-19, nossa produção foi reduzida e totalizamos, ao fim do ano, 988.448 peças. Priorizamos o fornecimento de peças no Brasil e este ano, 88% da produção da Animale foi realizada no país.

    Em 2021, projetamos aumentar as nossas produções de forma responsável, por isso, optamos por nos desenvolver sustentavelmente ao invés de priorizar o crescimento exclusivamente econômico. Estamos cada vez mais comprometidos com uma produção consciente, com materiais de menor impacto e uma cadeia de produção justa e ética.

    • Animale Jeans

    A marca Animale Jeans nasce buscando fazer a sua parte por uma moda cada vez mais sustentável. Desde o início, realiza coleções cápsula com produtos de menor impacto ao meio ambiente e isso inclui diminuir a nossa pegada hídrica no planeta. Isso acontece, por exemplo, através da incorporação de tecidos com fibras recicladas e processo de lavagem com 99% de economia de água. Além disso, a marca já realizou ações como coleção cápsula de jeans 100% circular e sem qualquer lavagem, em que as peças são inteiramente produzidas a partir de sobras dos cortes de nossos próprios tecidos. A proposta de redução de impacto ambiental se estende para outras linhas, tais como malha e tricot, que incorporam fibras e tingimentos naturais.

    • Linha Homewear

    Da vontade de ressignificar os nossos tecidos e trazer uma nova proposta para o dia a dia em casa, nasce a nova linha HOMEWEAR Animale.

    Acreditamos que nossas estampas especiais poderiam ganhar nova vida em produtos pensados para unir conforto e elegância, na medida certa, em um momento em que o nosso lar ganhou um novo significado.

    Além disso, a linha nasce a partir da vontade de repensar o nosso impacto ambiental. Assim, a partir da sobra de 7.421 metros de tecidos de coleções anteriores, decidimos criar peças leves, amplas e fluídas, que chegam até você como um abraço.

    INCLUIREMOS AQUI AS TONELADAS REAPROVEITADAS.

    5. Circularidade

    • Animale Vintage

    Na Animale, ualidade e durabilidade são características essenciais de nossos produtos, por isso, muitas das nossas peças permanecem em perfeito estado mesmo depois de muito usadas. Impulsionados pelo desejo de incentivar o consumo consciente através da ampliação do ciclo de vida dos nossos produtos, em 2019, criamos a campanha Animale Vintage, convidando nossas clientes a levá-los em nossas lojas em troca de descontos na nova coleção.

    O projeto arrecadou milhares de itens que foram vendidos em bazares beneficentes, em algumas lojas espalhadas pelo Brasil. O lucro arrecadado neste dia foi revertido para a ONG Mulheres do Sul Global, que tem por missão capacitar mulheres costureiras inseridas em contexto de refúgio e vulnerabilidade social.

    • Gold to Go - Animale ORO

    Em 2020, realizamos duas edições e criamos o nosso Trunk Show, que recebeu o nome de Gold to Go. Entendemos as joias como peças que eternizam momentos e sentimentos. Novas formas de fazer história podem surgir a partir dessas lembranças. Já que joias são duráveis e possuem ciclo de vida amplo e valioso.

    Convidamos nossas clientes a visitarem lojas selecionadas levando suas joias em desuso. As peças passaram por avaliações e foram revertidas em créditos para a compra de novos itens da Animale ORO. As peças coletadas, foram reinseridas na nossa cadeia, remodeladas e se tornaram a matéria-prima das próximas coleções, prolongando a vida útil desses minérios de alto valor e fazendo tanto a energia, quanto a moda circularem. Assim, reduzimos a extração de recursos naturais virgens, tratamentos químicos, emissões de gases de efeito estufa e a nossa pegada hídrica, reduzindo significativamente o impacto negativo no meio ambiente através da circularidade. O valor total arrecadado, em 2020, foi R$1.075.519,00, em ouro

    •Novos projetos

    Em 2021, estamos construindo novas iniciativas ligadas ao tema da circularidade dentro da cadeia de produção. Isso porque prolongar a vida útil dos nossos produtos e diminuir o resíduos têxteis são objetivos presentes na nossa agenda de sustentabilidade.

    Iniciativas permanentes e também pontuais se tornam parte fundamental da nossa estrutura, bem como do nosso calendário de marca, e envolverão parceiros que passam a estar ao nosso lado nestas empreitadas cada vez mais conscientes e responsáveis. Atualizaremos estas informações à medida que os projetos forem iniciados.

    6. Compromissos

    • Cadeia de Fornecimento

    Filiação à ABVTEX, associação reconhecida por fiscalizar o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva que abastece o varejo de moda, práticas de fornecimento responsável e uso do trabalho digno.

    A Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) é a entidade que congrega as mais representativas redes nacionais e internacionais de varejo de moda, que comercializam itens de vestuário, calçados, bolsas, acessórios, além de artigos têxteis para o lar. É a principal interlocutora do setor, junto a entidades ligadas à indústria, comércio e serviços; autoridades dos governos federal, estaduais e municipais; ONGs e associações; imprensa; e a sociedade em geral. Promotora do diálogo entre toda a cadeia de valor da moda, a ABVTEX é reconhecida por suas iniciativas em prol do compliance, fornecimento responsável e uso do trabalho digno, por meio do Programa ABVTEX. Possui ainda como pilares de atuação o combate à informalidade e o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva que abastece o varejo de moda, entre outras frentes de atuação.

    • Para potencializar valores éticos a toda a cadeia de valor, a ABVTEX, em conjunto com as varejistas associadas, criou em 2010 o Programa ABVTEX. Todas as confecções e subcontratados que fornecem ou desejam fornecer às varejistas associadas da ABVTEX e signatárias do Programa devem passar e serem aprovadas, obrigatoriamente, pelas auditorias.

    • Olhar para dentro

    O ano de 2020 foi desafiador para a Animale. Precisávamos olhar para o nosso corpo de trabalhadores com atenção. Percebemos que o cuidado com quem constrói a marca é essencial. Além do dever de incluir o home office na nossa forma de trabalho, iniciamos algumas ações para promover o bem-estar e a saúde mental de todos que fazem parte do nosso time. Por isso, promovemos as seguintes ações:

    • Parceria com o Instituto Bem do Estar: com a proposta de realizar ciclos de aprendizagem do instituto com nossos colaboradores, com o propósito de conscientizá-los sobre o cuidado com sua saúde mental.

    • Instituímos o “mental break” como uma forma de gestão de tempo e agendamento de reuniões online. Sendo assim, pausas diárias de cerca de 1h30 e evitar a marcação de reuniões,nas sextas-feiras a partir de 17 horas. A recomendação do Gente & Gestão é que esse fosse um tempo dedicado ao autocuidado e à priorização das demandas pessoais e organização de sua próxima semana.

    • Em 2021, iniciamos o Animale Talks, com o propósito de compartilhar trajetórias e iniciar um movimento de escuta interna. Os colaboradores podem sugerir pautas e convidados para as conversas que englobam temas como: histórias de vida, maternidade e mercado de trabalho, diversidade, carreiras e demais temáticas que sejam recomendadas por todos através dos Forms. Acreditamos em cada uma das trajetórias que possibilitaram a construção da Animale e vamos, a cada dia, nos fortificando: de dentro para fora.

    • Acordos

    Pacto Global

    O Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo e, em fevereiro de 2021, nos tornamos signatários. A chamada é para as empresas alinharem suas estratégias e operações aos 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção que contribuam para o atingimento da Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), trazendo competitividade e longevidade aos negócios.

    Após a adesão ao Pacto Global, nossa organização passou a receber apoio para avançar ainda mais em nossas práticas em sustentabilidade de forma integrada ao nosso negócio, bem como se comprometeu em:

    • Apoiar os 10 princípios da iniciativa que são derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. As organizações que passam a fazer parte do Pacto Global comprometem-se a seguir essas diretrizes no dia a dia de suas operações.

    • Submeter um relatório periódico em que mostre como evoluiu em relação aos princípios e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

    • Dentre outros compromissos que assumimos a partir de então, a meta de zerar as emissões de carbono nos escopos 1 e 2 até 2030, e o escopo 3 até 2050 é uma das mais importantes para nossa contribuição no combate às mudanças climáticas.

    Conheça mais dos compromissos e metas assumidos pela Animale via Grupo Soma no nosso portal.
    Acesse aqui: https://www.somagrupo.com.br/conheca-a-soma/sustentabilidade/

    7. Diversidade e Inclusão

    Hoje, nossa marca conta com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) como parceiro contínuo para projetos de Diversidade e Inclusão. A principal diretriz do Instituto é contribuir com a sua expertise: a promoção da igualdade racial, na Animale.

    Várias iniciativas, que visam o nosso avanço do tema, vêm sendo realizadas em parceria com o Instituto, que nos dá apoio em ações e projetos como:

    • Aplicação do Censo Étnico-racial;


    • Apoio para execução de projetos a partir dos resultados do Censo;
    • Ciclos de capacitação e treinamentos gerais frequentes sobre o tema para todo o time Animale;
    • Workshops e palestras diversos;
    • Revisões de documentos e cartilhas ligadas ao tema;
    • Todas as demais questões ligadas ao tema dentro da marca.
    • Conheça mais o trabalho do ID_BR em: https://simaigualdaderacial.com.br/site/pagina-exemplo/

    8. Prestação de Contas

    Acreditamos na transparência enquanto valor e forma de gestão. Por isso, disponibilizamos aqui os valores gastos em nossos projetos socioambientais, no último triênio.


    A Animale faz parte do Grupo Soma desde 2010 e, em junho de 2021, foi divulgado o nosso primeiro relatório de sustentabilidade, elaborado de acordo com os padrões internacionais do GRI - Global Reporting Initiative. Entenda mais sobre nossos impactos, objetivos, estratégia e metas acessando o documento na íntegra.

    Clique aqui e saiba mais sobre a nossa política de meio ambiente

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    Confira as condições de troca aqui.

    Perguntas Frequentes
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